como o veganismo pode afetar o meio ambiente
dentro ,

Como o veganismo pode afetar o meio ambiente

Muitos sabem que o estilo de vida vegano vai além da mudança nos hábitos alimentares – confira aqui. No entanto, poucos sabem como o veganismo pode afetar o meio ambiente.

Sendo assim, acompanhe a seguir algumas questões ambientais que podem ser afetadas pelo estilo de vida vegano.


Como o veganismo pode afetar o meio ambiente

Ao deixar de consumir alimentos e utilizar produtos de origem animal, você estará contribuindo não só com a sua saúde mas também com o meio ambiente.

Pois a criação de animais para o consumo e afins, é responsável por grande parte dos problemas ambientais, desde o efeito estufa até o desperdício de água.

Evitar o esperdício de água

como o veganismo pode afetar o meio ambiente

Os animais criados para o consumo, consomem uma grande quantidade de água, por isso, 70% do desperdício de água vem da pecuária.

E uma das maneiras de como o veganismo pode afetar o meio ambiente é lutando pelos direitos dos animais e contra a sua criação para o consumo. Assim, você estará contribuindo para reduzir o desperdício de água.

Tal economia, poderia abastecer grande parte da população.

Preservar a vida dos animais

Preservar a vida dos animais é uma das principais causas do veganismo, mas não iremos focar apenas nos animais que são criados para o abate.

Por por causa do desmatamento que veremos a seguir, muitos animais silvestres também sofrem com a prática da pecuária. Dessa forma, ao adotar o estilo de vida vegano, você estará preservando a vida de muitos animais.

Diminuir os gases do efeito estufa

como o veganismo pode afetar o meio ambiente

Muitos problemas considerados “desastres naturais” que vemos com frequência são, na verdade, causados devido ao efeito estufa.

E os gases do efeito estufa são gerados, principalmente, pelas atividades pecuárias.

Portanto, podemos ver como o veganismo pode afetar o meio ambiente nessa questão: de forma positiva, pois sem criação de animais para consumo, sem gases estufa.

Evitar o desmatamentos e preservar as florestas

A principal causa de desmatamento é a pecuária, pois os espaços “liberados” pelo desmatamento, são destinados à criação de animais. E a prática vegana visa evitar os desmatamentos e preservar as florestas.


Se você já é ou deseja se tornar um vegano, confira abaixo nossas dicas literárias sobre a ética do veganismo e até mesmo algumas receitas deliciosas que fazem parte do cardápio vegano.

  • VIDA VEGANA: consciência sabor e saúde – confira aqui;
  • Cozinha vegana para quem quer ser saudável – confira aqui;
  • Veganismo. As Muitas Razões Para Uma Vida Mais Ética – confira aqui.

E agora que você sabe como o veganismo pode afetar o meio ambiente, não deixe de acompanhar dicas e informações sobre esse estilo de vida aqui, na Bela Cult.

O que você achou?

Escrito por Alana Santos

Leitura para o Dia de Star Wars

Aproveite essas 6 dicas de leitura para o dia de Star Wars

Looks casuais

Confira 3 looks casuais femininos estilosos e confortáveis